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Institucional

Colégio Jean Piaget

Faça parte do Colégio mais tradicional da Baixada Santista


O Colégio Jean Piaget foi fundado em 1976 pelos professores Marlene Oliveira Rosa Vieira (In memoriam) e Antônio José Vieira. Atualmente, a escola, localizada em Santos, no litoral de São Paulo, é dirigida também pelo filho do casal, professor Dr. Alexandre Thomaz Vieira.

Foi o primeiro colégio no Brasil a adotar a linha piagetiana, que tem como principal objetivo formar indivíduos capazes de inovar e não simplesmente repetir o que já foi feito por outras gerações.

Por isso, a proposta pedagógica do Colégio não foi construída segundo um único método apenas, mas sim de acordo com uma conjunção de metodologias que acreditam no potencial de desenvolvimento humano. Uma das bases de nossa proposta de ensino são os estudos do renomado biólogo suíço Jean Piaget, considerado o pai da psicologia infantil moderna.

Ao longo dos anos, o Colégio foi conquistando seu espaço, expandindo seu ambiente físico e aprimorando seu sistema de ensino, buscando sempre inovações que possam aperfeiçoar e atender às necessidades e ao potencial de seus alunos.

Foi pioneiro no que diz respeito ao uso da tecnologia aliada à educação — com a implantação de computadores ainda no início dos anos 90 e adoção de um sistema de intranet. É também a única escola em Santos a oferecer o programa ‘High School’ em parceria com a Universidade do Missouri, como o qual o aluno poderá ter acesso ao curso de Ensino Médio brasileiro e americano, sem sair do Brasil.

Hoje, o Colégio conta com uma estrutura planejada para atender a cada fase do desenvolvimento dos alunos. São aproximadamente 10 mil m² distribuídos em quatro unidades preparadas para atender a cada faixa etária: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.


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São aproximadamente 10 mil m² distribuídos em quatro unidades preparadas para atender a cada faixa etária: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Conheça alguns dos diferenciais que fazem do Colégio Jean Piaget referência em educação na Baixada Santista.

Projeto pedagógico avançado
O Colégio Jean Piaget oferece um projeto pedagógico de excelência, estruturado para o desenvolvimento de habilidades acadêmicas, culturais, de pesquisa e comunicação, que promovem a cidadania. O Colégio tem o compromisso de estar em contato com os melhores centros de ensino no Brasil e no mundo, analisando e adotando as melhores práticas pedagógicas, o que enriquece a formação pessoal e acadêmica do aluno.
Pioneiro em Tecnologia
Pioneiro na adoção de tecnologias de ensino, o Colégio está comprometido com a atualização constante dos seus recursos didáticos, sempre alinhados às demandas mundiais. Todas as salas de aula contam com recursos multimídia e os pais podem acompanhar diariamente o desempenho de seus filhos por meio do sistema de intranet do Colégio.
Corpo Docente
Nossos professores são selecionados entre os melhores da região por sua experiência, currículo acadêmico, comprometimento com uma contínua formação, pelo interesse em interagir com as novas tecnologias e por acreditarem na formação plena do aluno, que visa tanto o aprendizado curricular quanto a vivência de valores.
Quatro unidades de ensino
O Jean Piaget conta com uma estrutura de aproximadamente 10 mil m², planejados para atender às necessidades de cada faixa etária, ambientes seguros e acolhedores, organizados para oferecer as melhores experiências de aprendizagem.
Olhar individualizado
O olhar individualizado sobre o processo de aprendizagem dos nossos alunos é fundamental para o desenvolvimento das habilidades características de cada um. Desta forma, o Colégio visa desenvolver talentos e investir tempo e esforço no desenvolvimento daquilo que cada aluno precisa. Este olhar também representa uma percepção da necessidade de acolher cada aluno em sua individualidade, respeitando seus sentimentos e seu tempo de aprendizagem.
Segurança preventiva
O Colégio é equipado com mais de 80 câmeras, internas e externas, ligadas a um sistema de gravação que funciona 24h. A vigilância é, ainda, reforçada em todas as entradas da escola, que contam com a presença de um segurança fixo - além do porteiro -, e dos seguranças que fazem a ronda nas imediações.
Currículo Enriquecido
Na grade curricular, além das disciplinas obrigatórias, oferecemos um amplo conjunto de disciplinas de enriquecimento: Laboratório de Matemática, Laboratório de Ciências, Oficina de Redação, Oficina de Artes, Projetos, Espanhol, Filosofia e Atualidades, com o objetivo de oferecer uma formação ainda mais completa aos alunos.
Aprofundamentos
Com base nos estudos de teóricos como Zenita Guenther, Joseph Renzulli e Françoys Gagné, e seguindo modelos aplicados com sucesso no CEDET, o Colégio Jean Piaget organizou uma ampla grade de cursos de aprofundamento cujo principal objetivo é proporcionar aos alunos a possibilidade de ampliar seu conhecimento em suas áreas de interesse, de forma lúdica e prazerosa. Afinal, a escola é o local mais adequado para desenvolver e trabalhar ainda mais as habilidades e potencializar os talentos de seus estudantes.
Orientação educacional e psicológica
A equipe de orientação trabalha com os alunos seus talentos e dificuldades. Esse acompanhamento tem como objetivo auxiliá-los nas áreas de estudo e no relacionamento interpessoal, contribuindo para uma melhor socialização e desempenho escolar.
Orientação Nutricional
Sob supervisão de nutricionistas, os produtos oferecidos pelas cantinas do Jean Piaget têm o propósito de estimular a parceria entre família e escola na construção de bons hábitos alimentares. Paralelamente, o Jean Piaget realiza o Projeto Vida Saudável, elaborado e conduzido por profissionais das áreas de Nutrição e Educação Física, visando propor e servir uma alimentação balanceada, de acordo com as necessidades de cada faixa etária. Dentro do 'Vida Saudável' são feitas diversas ações, entre elas a avaliação física trimestral dos alunos, atuando na prevenção de enfermidades como obesidade, hipertensão, diabetes e transtornos alimentares.
Competências para a vida
O Projeto "Competências para a vida" oferece aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio ações que visam à promoção de habilidades e valores que, comprovadamente, ampliam as possibilidades de uma vida mais equilibrada e produtiva. A proposta autoral, implantada em 2015, privilegia o estímulo de atitudes que favoreçam interações sociais positivas e responsáveis. Pesquisas e projetos realizados em diversos países têm demonstrado que o ensino intencional e direto em competências e valores contribui de forma significativa para o bom desempenho acadêmico, melhoria na qualidade das relações sociais, compreensão e manejo das emoções e, por consequência, maiores oportunidades de sucesso profissional e pessoal.
Trabalho com projetos
A fim de estimular o prazer pela curiosidade e pela descoberta, na Educação Infantil, as crianças desenvolvem projetos semestrais. Durante as aulas de culinária, artes, expressão corporal, além de jogos e brincadeiras, as turmas do Petit Piaget têm a oportunidade de conhecer o mundo por meio das temáticas selecionadas para cada nível. Assim, a criança é estimulada a compreender seu papel nas diversas relações com as pessoas e com o meio. A partir do Ensino Fundamental I, o aluno é estimulado a estabelecer relações entre disciplinas acadêmicas e temas transversais, tais como: meio ambiente, cidadania e responsabilidade social. Todas as turmas desenvolvem, anualmente, de forma interdisciplinar, um projeto de acordo com as necessidades e a realidade de cada faixa etária No Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, o trabalho com projetos se desenvolve de forma transdisciplinar, em diferentes áreas do conhecimento, como Festival de Teatro (Linguagens e Arte), Iniciação Científica (Ciências da Natureza e Ciências Humanas) e Empreendedorismo (Matemática, Linguagem e Arte).
Iniciação científica
A partir do Ensino Fundamental II, a disciplina “Projetos de Iniciação Científica” tem como principal objetivo despertar no aluno o interesse pela pesquisa e pela produção de conhecimento, levando-o a pensar de forma crítica visando à transformação da realidade e da sociedade em que está inserido. Nesse contexto, os alunos passam por todas as etapas de construção de um trabalho científico: desde a escolha do tema (que pode ser sugerido pelos professores/orientadores ou pelos próprios estudantes), levantamento bibliográfico, reflexão, definição de metodologia, redação do trabalho (de acordo com as normas técnicas da ABNT); até a apresentação pública no Fórum Científico-Cultural do Colégio. Com esse trabalho, procuramos habilitar o aluno para a leitura crítica da realidade e para a produção do conhecimento; instrumentalizá-lo, para que, a partir do estudo, possa elaborar trabalhos acadêmicos inseridos nas normas técnicas; oportunizar a criação de um comportamento científico; além de capacitar esse aluno a entender a ciência como um modo de compreender e analisar o mundo empírico.
Festival de Teatro
A atividade interdisciplinar, que acontece anualmente, envolve as áreas de Linguagem, Ciências Sociais. Os professores acompanham os alunos em todo o processo de construção das peças. Os grupos contam, ainda, com diretores teatrais para organizar o posicionamento de palco, trabalhar expressão, oralidade e postura. Durante o primeiro semestre, os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II organizam roteiros, criaram cenários, figurinos e a sonoplastia de peças de teatro que são apresentadas durantes quatro noites no Festival de Teatro do Colégio. O projeto tem início com a escolha dos gêneros textuais e livros paradidáticos do semestre, que são trabalhados pelas disciplinas envolvidas e adaptados para o gênero dramático. Em seguida, as turmas definem critérios para elaboração dos figurinos, cenários e sonoplastia.
Ensino de idiomas
O curso bilíngue, o Jean Piaget High School (Ensino Médio internacional de dupla titulação), os programas de intercâmbio com o Espanha, Inglaterra e Estados Unidos; além das aulas de Inglês e Espanhol - optativas ou já inclusas na grade curricular - fazem com que o Jean Piaget seja exemplo de excelência no ensino de idiomas.
Ações sociais
O Colégio Jean Piaget acredita que um programa de voluntariado deve propiciar aos jovens reflexões e práticas ligadas ao bem comum, ao meio ambiente, à preservação de bens culturais e ao resgate da memória histórica; além de impactar positivamente na construção de uma sociedade melhor. Por esse motivo, cada série do Ensino Fundamental II recebe, anualmente, uma proposta de intervenção social. Os alunos realizam pesquisas, sob orientação dos professores, participam de discussões e assistem a palestras sobre as diferentes formas de atuação voluntária e, depois, são convidados a se engajar em ações junto a instituições da região. No Ensino Médio, os próprios alunos organizam o Clube do Voluntariado, em que promovem campanhas de arrecadação de recursos para a realização de ações sociais ao longo do ano.
Empreendedorismo
As disciplinas de Culinária, Artes; Língua Portuguesa e Matemática trabalham juntas no projeto de empreendedorismo econômico, que aborda temas como livre iniciativa, negócios e carreira. A atividade tem como objetivo promover e estimular o desenvolvimento de atitudes e habilidades empreendedoras, como autonomia e iniciativa. Durante o processo, os alunos são desafiados a criar uma fábrica de cookies, na qual irão conhecer as necessidades de uma empresa, se dividir em funções e departamentos, discutir logística, processo de produção, preço e estratégias, elaborarão um plano de negócios e mensuração de resultados. As atribuições e critérios acompanham o conteúdo de cada faixa etária.
Projeto Raízes
O Colégio Jean Piaget acredita que os valores e atitudes que norteiam suas ações educativas são reflexo de sua postura perante o mundo. Dessa crença nasceu o Projeto Raízes, com o objetivo de tornar o Jean Piaget um modelo de escola "verde", assumindo a responsabilidade sobre a influência de sua presença no Planeta. Entre as ações do projeto estão: Separação dos resíduos; Aproveitamento de resíduos orgânicos, Produção de mudas de espécies florestais; Cultivo de horta orgânica e Aproveitamento de água da chuva e do sistema de ar condicionado.
Liderança e Protagonismo Juvenil
Diversas ações e projetos do Colégio visam o desenvolvimento de lideranças e o protagonismo juvenil entre nossos alunos. A ideia principal é fazer com que o jovem tenha uma legítima participação social e contribua não somente com a escola, como também com a comunidade em que está inserido, exercendo papel central em seu processo formativo. O jovem, quando protagonista de seu processo de formação, desenvolve liderança em diversos aspectos, como ambiental, político, social e econômico. Os projetos de Empreendedorismo, Ações Sociais, Assembleia de Representantes de Classe e Iniciação Científica são exemplos de atividades em que o protagonismo juvenil se insere.
Material didático
Os materiais didáticos e paradidáticos são selecionados pela coordenação pedagógica e professores visando a excelência acadêmica e a abordagem mais adequada para cada idade. Assim, os materiais são escolhidos entre as diferentes editoras e autores disponíveis no mercado, construindo uma linha de desenvolvimento de habilidades que perpassa toda a vida escolar do aluno. No 3º ano do Ensino Médio é utilizado o material de um dos melhores sistemas de cursos pré-vestibular do país.
Programa internacional
Com incentivo às múltiplas competências e habilidades linguísticas, a proposta Internacional do Colégio privilegia a formação integral do aluno multilíngue. Em um ambiente de imersão, com profissionais altamente qualificados, o projeto conta com uma matriz curricular ampliada, que garante o ensino de três línguas estrangeiras. Desse modo, o aluno que optar pelo programa desenvolverá a fala, a leitura, a escrita e a compreensão das Línguas Inglesa, Espanhola e Alemã, além de um amplo conhecimento cultural, por meio de atividades de cunho prático e vivencial. A proposta privilegia a formação cultural do aluno, que tem acesso a informações e hábitos de outros lugares do mundo e privilegia a observação de aspectos histórico-culturais, a flexibilidade quanto às diferenças e a valorização da cultura nacional e internacional. O material didático do programa é o mesmo utilizado em escolas internacionais, além de atividades autorais, cuidadosamente elaboradas pela equipe pedagógica, que oferecem aos alunos aulas de outros componentes curriculares em língua estrangeira, como história, ciências e geografia. Para os alunos do 7º e 8º anos, o currículo internacional conta com até oito aulas em inglês. Quatro delas são de Língua e Cultura Inglesa e fazem parte do programa Global Leaders, em parceria com a Universidade do Missouri, nos Estados Unidos. A proposta trabalha conteúdos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática a partir da agenda de temas globais da ONU (Organização das Nações Unidas). O aluno do JP Internacional, aprovado no 8º ano, tem acesso direto ao Jean Piaget High School, que tem o seu início no 9º ano do Ensino Fundamental II. Na medida em que é estimulada a pensar em mais de um idioma, a criança desenvolve um pensamento mais elaborado, sabendo que a estrutura que se aplica a uma língua nem sempre diz respeito à outra e, assim, exercita a habilidade de comparação ao utilizar os diferentes idiomas. No programa Internacional, os currículos regular e ampliado mantêm um diálogo contínuo; assim, as contribuições fortalecem e aprofundam a aprendizagem e a formação do aluno, respeitando o desenvolvimento cognitivo de cada faixa etária. Entre o 2º e o 9º ano do Ensino Fundamental, o aluno será, também, preparado para os mais importantes exames internacionais de certificação em Língua Inglesa, Espanhola e Alemã. Os certificados de Cambridge, do Instituto Cervantes e do Instituto Goethe, reconhecidos pelas principais universidades internacionais, atestam o grau de competência e domínio do idioma.
Middle School
Elaborado pelo College of Education da Universidade do Missouri, o Middle School Global Leaders privilegia a compreensão e o pleno domínio da língua inglesa culta por meio de um currículo integrado, que abrange diversas áreas do conhecimento. As aulas são oferecidas por um professor nativo da língua inglesa e não interferem na grade curricular do curso regular. Ingressando no MSGL, durante quatro horas por semana, o aluno estará envolvido com conteúdos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, a partir da agenda de temas globais da ONU (Organização das Nações Unidas). A proposta estimula o aluno a pensar globalmente e agir localmente, atuando como agente de mudança em sua comunidade. Ao se envolver com esse conceito, ele desenvolve, além de competências linguísticas, habilidades fundamentais no século 21, como a colaboração, o pensamento crítico, a comunicação e a resolução de problemas. No final do 8º ano, o aluno aprovado no MSGL terá acesso direto ao Jean Piaget High School.
High School
A partir do 9º ano, o Colégio Jean Piaget oferece aos seus alunos a possibilidade de cursar o programa High School, em parceria com a University of Missouri (Mizzou) - uma das 100 melhores universidades dos EUA. Aqueles que fizerem essa opção poderão ter acesso ao curso de Ensino Médio brasileiro e americano (High School), sem sair do Brasil, com professores nativos de países que falam a Língua Inglesa e em classes com turmas reduzidas. A ideia é proporcionar enriquecimento cultural, fluência no Inglês erudito e, dessa forma, facilitar o acesso às situações acadêmicas e profissionais futuras mais exigentes, como graduação nas melhores universidades internacionais ou atuação em empresas multinacionais.
Certificações internacionais
Em parceria com o Cambridge ESOL Brasil e Instituto Cervantes, o Colégio se tornou Centro Preparatório e Aplicador dos exames (Cambridge e DELE) de certificação com reconhecimento internacional que atestam o grau de conhecimento do alunos nas línguas inglesa e espanhola, respectivamente. As provas se destacam pelo total comprometimento com os mais altos padrões de avaliação do ensino dos idiomas e são baseadas em situações reais de comunicação que abrangem as quatro habilidades linguísticas: leitura, escrita, desempenho oral e compreensão auditiva.
Inglês na Educação Infantil
Na Educação Infantil, todas as turmas contam com 30 minutos diários de aulas de inglês por meio de uma metodologia que promove a aprendizagem de forma vivencial, em situações do cotidiano. Gradativamente, as crianças ampliam a linguagem verbal por meio de brincadeiras, músicas, rodas e jogos, somando ao desenvolvimento de suas capacidades cognitivas atuais e futuras de aprendizagem de novas línguas estrangeiras.
Curso Bilíngue
O Curso Bilíngue do Colégio Jean Piaget estimula o desenvolvimento das principais competências comunicativas na Língua Inglesa, por meio de jogos, projetos e estudos do meio. O curso une alta qualidade pedagógica à excelência em estrutura e tecnologia. Para ampliar a bagagem cultural do aluno, o Curso Bilíngue utiliza a metodologia CLIL (Content Language Integrated Learning), em que o ensino da Língua Inglesa se dá por meio dos conteúdos de Matemática, Ciências, Estudos Sociais, entre outras. A proposta estimula a criatividade e privilegia o ensino do vocabulário específico das disciplinas. Nos cursos, os alunos trabalham, exercitam e vivenciam atividades que estimulam o gosto pelo conhecimento e pela descoberta. Tudo isso em ambiente planejado, com equipamentos modernos e com uma equipe de profissionais especialistas, capazes de oferecer suporte às diferentes áreas de interesse.
Intercâmbio
O Colégio Jean Piaget oferece diferentes programas de intercâmbio, nos EUA, Canadá e Europa, para os alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio. As atividades promovidas durante as viagens possibilitam a imersão em uma língua estrangeira e privilegiam o desenvolvimento sociocultural.
Avaliações externas
O Colégio aplica periodicamente exames elaborados por instituições parceiras de alcance nacional, visando avaliar o desenvolvimento individual dos alunos em relação à estudantes de todo o país e também os resultados da ação pedagógica de cada turma e área de conhecimento.
Revisão no 3º ano
No 3º ano do Ensino Médio, o aluno revê todos os conteúdos em uma abordagem preparatória para o Enem e vestibular. Este modelo oferece a oportunidade do aluno retomar certas habilidades, aprofundar-se em conteúdos e atualizar-se para os exames seletivos das principais instituições de nível superior do país.